sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Meditação de Pôr-do-sol - Sacudidura

27 de Fevereiro – 18h36

Sacudidura

Pr. Nilton Barros - AP

“Pois darei a ordem, e sacudirei a nação de Israel entre todas as nações tal como o trigo é abanado numa peneira, e nem um grão cai na terra.” Amós 9:9; cf. Ezequiel 38:19 (NVI)

De todos os temas relacionados com os últimos eventos, a sacudidura é o tema mais urgente para o cristianismo atual.

Sacudidura é uma figura de linguagem emprestada dos dias em que a agricultura predominava no cotidiano do povo bíblico.

Após a colheita dos produtos agrícolas, estes eram debulhados por processos simples, resultando uma mistura de grãos e detritos de palha. Para separá-los, colocavam-nos em uma peneira, que era sacudida a fim de que os grãos quebrados caíssem ao chão e a palha se ajuntasse a um canto da peneira para depois ser soprada e jogada fora.

A igreja posta na peneira divina é sacudida. Os que não temem a Deus caem logo. O joio, os que estão “em cima do muro”, vão, aos poucos, se separando em um canto, aguardando o vento forte da tempestade que os levará à condenação eterna.

A sacudidura entre o povo de Deus já começou e continuará: “Começou a forte sacudidura e continuará, e todos os que não estiverem dispostos a assumir uma posição ousada e tenaz em prol da verdade, e a sacrificar-se por Deus e por Sua causa, serão joeirados”

(PE, p. 50).

A sacudidura ocorrerá por causa do testemunho da Testemunha Verdadeira (Ap. 3:14-17; cf. 1:5). Mornidão significa os cristãos que “professam amar a verdade, todavia são deficientes no fervor e no devotamento cristãos. ... Não se acham, no entanto, dispostos a morrer para o próprio eu e seguir exatamente os princípios de sua fé” (1TS, p. 476). O testemunho tem por finalidade despertar os cristãos para a triste realidade em que vivem e levá-los a buscar em Jesus e no poder do Espírito Santo o discernimento espiritual que os habilitará a viver um cristianismo autêntico.

As falsas teorias também causarão a sacudidura (Ef. 4:14). “Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura” (EF, p. 177).

Com a introdução de falsas teorias, a igreja começará a se despertar e reavivar. “Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos” (EF, p. 158).

Finalmente, a rejeição da verdade causará a sacudidura (Mt. 4:4). “Haverá uma sacudidura entre o povo de Deus; isto, porém, não é verdade presente a levar às igrejas. Será o resultado de recusar a verdade apresentada” (2ME, p. 13).

Como se preparar para a sacudidura? Estudo da Bíblia, antecedido de oração, e não ser influenciado pelo secularismo do mundo (2Tm. 2:15; Jo. 17:15).

Nos últimos dias, “Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas” (GC, p. 595).

Que esta seja a nossa experiência. Amém!

Nenhum comentário: